Carregando...

28 de junho de 2015

Luar na serra dos porongos, a história por trás da foto

Que bom encontrar você aqui. Estou iniciando uma nova seção no blog e sua leitura é muito importante para mim. Sempre que puder, estarei colocando uma foto de meu acervo pessoal que acho interessante compartilhar sua história. Em que condições ela foi clicada, qual o local, detalhes de pós processamento, enfim todas as curiosidades que envolvem a imagem.

Para inaugurar a "história por trás da foto", escolhi está foto abaixo:


Vou direto ao ponto. Esta foto recebeu truques de edição, mas não talvez como você esteja pensando. A imagem mostra uma parte conhecida do relevo de minha cidade natal Rosário do Ivaí, conhecida como serra dos porongos ou serra do Clarindo. É  um referencial visual muito fotografado em meu município, tanto por moradores quanto por visitantes. O diferencial nesta foto fica por conta da Lua se pondo exatamente atrás da ponta rochosa da serra e das pessoas no local, mostrando o quanto esse lugar é querido e conhecido na cidade em questão.

O fato é que imaginei esta foto uns dois anos antes de sua execução. Mesmo possuindo equipamento limitado, resolvi experimentar para ver o que dava. Da janela de minha casa, sempre vejo pessoas subindo a serra e admirando a paisagem panorâmica de Rosário do Ivaí lá de cima. Também estou acostumado a acompanhar o sol e a lua irem embora atrás dessa parte da paisagem rosariense. Pensei comigo como seria interessante observar as duas situações ocorrerem ao mesmo tempo. Ou seja, pessoas visitando a serra no momento em que o sol ou a lua estivessem passando logo atrás de suas silhuetas. 

Pois bem, saiba que para isso acontecer, especialmente sem combinar horário com ninguém seria bem raro. Eu já tinha várias fotos de pessoas na ponta da serra, em vários horários do dia, mas nunca com a lua chegando perto da linha do horizonte. Aí está o segredo de minha foto. Esperei por mais de um ano até que no dia 05 de junho de 2015,  logo pela manhã, a lua graciosamente estava descendo exatamente como eu gostaria, para se esconder atrás da ponta da serra. Peguei minha compacta Fujifilm com 30 vezes de zoom e apontei para o emblemático local. Pensei novamente como seria legal ter pessoas neste momento na serra. Seria perfeitamente plausível de isso acontecer pois eram 9 horas da manhã e o clima estava bem agradável. Mas nem tudo é perfeito. Capturei minha foto e segui então para o computador realizar o que eu imaginava. Juntei a foto do dia 05 à outras do mesmo local e com a mesma distância focal, só que contendo as pessoas no lugar certo e voilà. Estava pronta a imagem que eu queria. 
Portanto você que leu até aqui saiba que nem tudo é mentira ou truque de photoshop na história por trás da foto de hoje. A lua realmente passou atrás da serra dos porongos e ver isso do ponto de vista de minha casa já foi algo muito gratificante. 

Espero que tenha gostado e até a próxima!

Abaixo você pode conferir as fotos originais utilizadas na primeira imagem do post:


1 comentários:

  1. Parabens bermudês, ficou show de bola esta foto, me fez lembrar das varias vezes que subi a serra, grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir

 
Mostre algo mais!
TOP